Já aconteceu de você comunicar uma mensagem e não obter os resultados satisfatórios ou, até mesmo, ter gerado mal-entendido? Mais do que nunca estabelecer uma comunicação assertiva com o seu público interno e externo tornou-se indispensável nos dias de hoje, principalmente no meio digital onde conseguimos criar estratégias específicas de comunicação que permitem alavancar ainda mais a imagem de uma marca, instituição, pessoa ou negócio.
Mas como fazer isso? Calma! Continue lendo este conteúdo para entender como a comunicação assertiva pode estimular resultados positivos no seu negócio e saber aplicar o conceito.
A comunicação assertiva se refere à clareza, objetividade e dinamismo ao repassar uma informação. Ela é uma das principais competências de quem deseja transmitir a mensagem de forma objetiva, clara e coerente, falando exatamente o que pretende dizer, sem deixar espaço para dúvidas quanto aos objetivos no ato de comunicar, se relacionar e negociar com as pessoas.
Ter assertividade na comunicação é uma habilidade requisitada para muitas pessoas, em particular no ambiente profissional, pelo fato de estar associada ao comportamento do indivíduo de saber se expressar, explicar temas complexos de forma concisa e sucinta evitando situações de conflitos, sendo direto e verdadeiro no relacionamento interpessoal para construir mais credibilidade.
Basicamente, a comunicação é assertiva quando a mensagem certa, seja ela boa ou ruim, é transmitida para a pessoa certa, no momento certo gerando o resultado esperado. Mas esse processo comunicacional envolve valores, propósito, objetivo e estratégias.
Vou compartilhar uma situação que aconteceu comigo: uma cliente me solicitou a prestação do serviço de produção de conteúdo, mas quando me apresentou a proposta a fala dela estava direcionada a alguém que já entende do assunto, o que não era o meu caso, pois precisaria me aprofundar no tema, pesquisar e compreendê-lo. Portanto, pela comunicação não ter sido clara, tive dificuldades em executar a demanda de maneira satisfatória, por mais que a cliente fosse objetiva em enfatizar o que queria. Na verdade, não basta apenas ser objetiva ou apenas clara ou apenas coerente, a comunicação assertiva acompanha uma tríade: clareza, objetividade e coerência, ok?
Qual a mensagem você precisa comunicar?
Quem lidera uma marca, uma equipe, mantém relacionamentos com fornecedores, prestadores de serviço, clientes, é fundamental estar atento a alguns aspectos para evitar deslizes na comunicação. Antes de mais nada:
1º Elabore um planejamento de comunicação - funciona como um guia. Sem um bom planejamento
antes, você ficará perdido nas ações.
2º Defina objetivos e estratégias: importante incluir metas claras e tangíveis, alinhando propósito e valores da marca.
3º Crie uma mensagem clara: com o planejamento estruturado, objetivos e estratégias definidos é hora de criar a mensagem visando o público que você quer atingir.
4º Escolha os canais adequados: identifique os canais e o momento certo para estabelecer a mensagem.
5º Monitore as ações: um olhar atento para essa etapa pode evitar que o seu negócio fique vulnerável e, até mesmo, prejudicar o desempenho de outras estratégias.
6º Receba feedbacks: opiniões são valiosas para ter insights e avaliar se suas ações estão de acordo com a expectativa do público.
7º Mensure os resultados: não deixe os resultados de lado, mensure o que foi conquistado com as estratégias estabelecidas.
8º Valorize cada etapa, não atropele e mantenha um olhar estratégico em todas elas. Ahh! Fique atento às mudanças e, caso precise, reestruture suas estratégias.
No discurso
> Seja direto sem ser agressivo;
> Pense como se estivesse no lugar do receptor;
> Verifique se ele acompanha o seu raciocínio;
> Use a mesma linguagem dele para trazer entendimento, principalmente em assuntos mais complexos.
E lembre-se: a culpa é sua se ele não entender a mensagem, porque a comunicação só é assertiva quando o outro entende a mensagem transmitida.
Gostou desse conteúdo? Clica no coração ao lado, deixa o seu comentário e compartilha com mais pessoas.
Comments